RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
Tecnologia Assistiva é
um termo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou
ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente
promover autonomia e Inclusão.
O PECS - Picture Exchange
Communication System, é um recurso de
Tecnologia Assistiva para pessoas que não falam ou com limitações de
comunicação e que podem com sua utilização realizar a habilidade funcional da comunicação utilizando símbolos, comunicação
por troca de figuras/cartões.
PECS tem
recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de
comunicação. Não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em
educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma
variedade de situações.
PECS
começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um
"parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um
pedido, são seis fazes e nas mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder
perguntas.
Descrição
de como usar o PECS
QUAL
O PRIMEIRO PASSO PARA TRABALHAR COM O PECS?
•
Descobrir poderosos reforçadores.
MAS
O QUE É ISSO?
São:
•
Itens que o estudante se esforça para obter;
•
Itens que protesta quando é retirado;
•
Itens que fica a maior parte do tempo.
sugestões: QUAIS E COMO DESCOBRIR UM
REFORÇADOR?
•
REFORÇADOR EFETIVO – Colocar em uma caixa vários
objetos que possam chamar a atenção do educando. Ex. bolas variadas, carrinhos,
bonecas...
•
REFORÇADOR SOCIAL – Elogiar – Muito bem, parabéns, ótimo,
isso mesmo...
•
E
depois:
PRÓXIMO PASSO FAZER ACORDO, MAS COMO?
Ø 1.
Mostre ao estudante um possível reforçador;
Ø 2.
Peça ao estudante para fazer pequenas tarefas já conhecidas;
Ø 3.
Imediatamente dê o reforçador.
NAS
PRÓXIMAS OPORTUNIDADES AUMENTE GRADATIVAMENTE O TRABALHO.
·
Em
seguida:
PREPARAR O MATERIAL
•
Coleta: fazer os cartões, 4,5x4,5cm;
•
Plastificar;
•
Colocar velcro;
•
Juntar vários reforçadores e suas respectivas
figuras prontas para a primeira aula.
Neste
momento vou comentar a fase 1:
•
FASE I
Como se comunicar
Os alunos aprendem a trocar uma única figura por itens ou atividades que eles realmente querem.
Como se comunicar
Os alunos aprendem a trocar uma única figura por itens ou atividades que eles realmente querem.
Precisamos
ensinar a resposta motora:
Ø Pegar;
Ø Levar;
Ø Entregar.
Procedimento
de estímulo com duas pessoas:
·
Parceiro
de Comunicação e o Estimulador Físico.
O
estimular físico espera por iniciação, e aí...
Ø Dá
apoio físico, dicas para pegar,
Ø Levar,
Ø E
entregar.
O Parceiro de comunicação entrega o reforçado em ½
segundo nomeia o item e oferece reforço social.
Responsabilidade
do:
PC - Parceiro de Comunicação:
Ø estar
com a mão aberta; fornece informação ao estudante sobre onde colocar a figura;
Ø só é
mostrada depois que o estudante iniciou.
Abaixo
imagens da prancha e de alguns cartões
de comunicação que confeccionei e utilizei no atendimento na SRMF:
Pasta
de comunicação original:
Utilização do PECS na SRMF:
Os PECS servem para habilidades de comunicação, portanto, você tem várias possibilidades de uso, não somente para adquirir a comunicação, mas também para melhorar, utilizar a mesma com sentido, como no caso de alunos com autismo. Fantástico esses materiais, ainda não tenho na minha sala de recurso, mas já estou indo atrás.
ResponderExcluirMarcia
A tecnologia assistiva constitui uma área de conhecimento de fundamental importância para as práticas de AEE. A partir da TA, é possível alcançar um dos maiores objetivos do AEE: garantir participação dos alunos com deficiência nas atividades da educação escolar.
ResponderExcluirOlá Lilian
ResponderExcluirConhecendo seu trabalho percebo que você colocou bem sua realidade, esse de fato é um trabalho que nós professores do AEE temos que proporcionar para nossos alunos de acordo com a necessidade de cada um e qual o tipo de recursos que iremos utilizar.
Abraços Míriam
Olá Lilian Parabéns pelo seu trabalho.
ResponderExcluir