segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover autonomia e Inclusão.
O PECS - Picture Exchange Communication System,   é um recurso de Tecnologia Assistiva para pessoas que não falam ou com limitações de comunicação e que podem com sua utilização realizar a habilidade funcional da comunicação utilizando símbolos, comunicação por troca de figuras/cartões.
PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação. Não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.
PECS começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um pedido, são seis fazes e nas mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas.

Descrição de como usar o PECS

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA TRABALHAR COM O PECS?
      Descobrir poderosos reforçadores.

MAS O QUE É ISSO?
São:
      Itens que o estudante se esforça para obter;
      Itens que protesta quando é retirado;
      Itens que fica a maior parte do tempo.

sugestões: QUAIS E COMO DESCOBRIR UM REFORÇADOR?

      REFORÇADOR EFETIVO Colocar em uma caixa vários objetos que possam chamar a atenção do educando. Ex. bolas variadas, carrinhos, bonecas...
      REFORÇADOR SOCIAL – Elogiar – Muito bem, parabéns, ótimo, isso mesmo...
      E depois:
                                   PRÓXIMO PASSO FAZER ACORDO, MAS COMO?

Ø  1. Mostre ao estudante um possível reforçador;
Ø  2. Peça ao estudante para fazer pequenas tarefas já conhecidas;
Ø  3. Imediatamente dê o reforçador.

NAS PRÓXIMAS OPORTUNIDADES AUMENTE GRADATIVAMENTE O TRABALHO.

·         Em seguida: 

PREPARAR O MATERIAL

      Coleta: fazer os cartões, 4,5x4,5cm;
      Plastificar;
      Colocar velcro;
      Juntar vários reforçadores e suas respectivas figuras prontas para a primeira aula.

Neste momento vou comentar a fase 1:

      FASE I
Como se comunicar
Os alunos aprendem a trocar uma única figura por itens ou atividades que eles realmente querem.
Precisamos ensinar a resposta motora:
Ø  Pegar;
Ø  Levar;
Ø  Entregar.

Procedimento de estímulo com duas pessoas:

·         Parceiro de Comunicação e o Estimulador Físico.
O estimular físico espera por iniciação, e aí...

Ø  Dá apoio físico, dicas para pegar,
Ø  Levar,
Ø  E entregar.

O Parceiro de comunicação entrega o reforçado em ½ segundo nomeia o item e oferece reforço social.

Responsabilidade do:
PC - Parceiro de Comunicação:

Ø  estar com a mão aberta; fornece informação ao estudante sobre onde colocar a figura;
Ø  só é mostrada depois que o estudante iniciou.
   

Abaixo imagens da prancha e  de alguns cartões de comunicação que confeccionei e utilizei no atendimento na SRMF:



    
        




                  



                

                 
Pasta de comunicação original:




Utilização do PECS na SRMF:




          
            




















4 comentários:

  1. Os PECS servem para habilidades de comunicação, portanto, você tem várias possibilidades de uso, não somente para adquirir a comunicação, mas também para melhorar, utilizar a mesma com sentido, como no caso de alunos com autismo. Fantástico esses materiais, ainda não tenho na minha sala de recurso, mas já estou indo atrás.
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. A tecnologia assistiva constitui uma área de conhecimento de fundamental importância para as práticas de AEE. A partir da TA, é possível alcançar um dos maiores objetivos do AEE: garantir participação dos alunos com deficiência nas atividades da educação escolar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lilian

    Conhecendo seu trabalho percebo que você colocou bem sua realidade, esse de fato é um trabalho que nós professores do AEE temos que proporcionar para nossos alunos de acordo com a necessidade de cada um e qual o tipo de recursos que iremos utilizar.

    Abraços Míriam

    ResponderExcluir
  4. Olá Lilian Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir