quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Ideia de jogos que poderão favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual.

BLOCOS LÓGICOS

Constituem um material extraordinário para estimular na criança, a análise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem. De 1890 a 1934 foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky, quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
Os blocos lógicos constituem-se de 48 peças,  os atributos são: três cores (vermelho, amarelo e azul), dois tamanhos(pequeno e grande), duas espessuras (fino e grosso), quatro formas (retangular, quadrada, triangular e circular).
A utilização dos blocos lógicos tem o objetivo de desenvolver o potencial de raciocínio lógico da criança pois todas gostam de jogar, ficam alegres para descobrir e construir. Cabe a nós professores estimularmos sua participação, verbalização e argumentação lógica, pois quando a criança entende e explica sua ação é capaz de revê-la e perceber se cometeu alguma falha, levando à autocorreção.
Os Blocos Lógicos constituem um material extraordinário para estimular na criança aspectos tão fundamentais como analisar, raciocinar e julgar, partindo da ação, para então desenvolver a linguagem. De acordo com a leitura "O aluno Deficiência Intelectual: Funcionamento cognitivo e estratégias de avaliação", o professor poderá usar jogos pedagógicos como blocos lógicos e no decorrer do uso desse jogo, o professor poderá investigar que estratégias o aluno utiliza, se ele, consegue separar os blocos por cor, tamanho, espessura dentre outros.
Conforme leitura do fascículo AEE para Alunos com Deficiência Intelectual, o aluno pode usar o jogo para expressar seu conhecimento, possibilitando a sua expressão oral oferecendo informações ao professor para que este possa compreender sua expressão verbal e não verbal. Também é importante realizar o jogo em duplas visto que desta forma vamos favorecer a interação entre os alunos da sala de aula ou no atendimento na SRMF.
O aluno poderá aprender a forma dos blocos lógicos, as cores, as espessuras e os tamanhos; expressar a semelhança entre peças, argumentar com base em um ou dois atributos essenciais, mas antes é necessário que o professor trabalhe os conhecimentos prévios como reconhecer formas, cores, e espessuras.
Como estratégias e recursos na aula podemos realizar está atividade:
Jogos com dados de cores, formas, tamanhos e espessuras. Com as formas todas juntas, joga-se um ou mais dados e as crianças separam a peça de acordo com o resultado de cada dado. Atividade em que a verbalização deve ser bastante estimulada, com o objetivo de desenvolver a argumentação do aluno.





      

Orientações para a confecção dos dados:

Dado das cores: manchas com as três cores (cada cor aparece duas vezes) conforme modelo:

Dado das formas:



Dado dos tamanhos: Grande e pequeno aparecem em três faces:
 OU


Dado das espessuras: Grosso e Fino aparecem em três faces.

É possível observar que os alunos que participam ativamente apresentam uma expressão de alegria. Quando cometem algum erro, muitas vezes, eles mesmos percebem e fazem a correção, lembrando também que os colegas observam e apontam quando algo está errado.


Sugestões de Leitura: Blocos Lógicos - 150 Exercícios Para Flexibilizar o Raciocínio - Úrsula Marianne Simons. 


4 comentários:

  1. Lilian, também gosto muito de trabalhar com os blocos lógicos porque além de ser um material acessível e que pode ser confeccionado com diversos materiais, estimula a criança e dá uma gama de atividades que podem ser exploradas através deles. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.. quando o professor oportuniza os alunos a manusear os blocos lógicos ele ajuda o aluno a criar ,a imaginar e a desenvolver a comparação e semelhanças de objetos do seu cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    De acordo com Buckley (2007), as habilidades numéricas são mais difíceis do que as habilidades linguísticas, nas crianças com síndrome de Down, mas não se sabe ainda o por quê.
    A aprendizagem da Matemática, com significado, é desejado que se vivencie o maior número possível de experiências e os jogos auxiliam numa melhor compreensão.
    Este é uma ótima opção, já utilizei em algumas aulas.

    ResponderExcluir
  4. Lilian também gosto muito dos Blocos Lógicos, hoje já temos o material pronto, mas também podemos confeccioná-lo se for necessário. Tenho um grande carinho pela Úrsula, autora do livro que você indicou, foi ela que me ensinou a amar minha profissão. Parabéns!

    ResponderExcluir