O trabalho do professor do AEE abrange funções
pedagógicas, sociais e políticas, além de ajudar o professora do ensino regular
na transmissão de conhecimento aos alunos também complementa ou suplementa o
processo educacional, realizando juntamente com o professor de sala de aula estratégias
que venham a beneficiar a inclusão do aluno na escola
O professor da SRM apoia os
alunos que são público-alvo da educação especial, com deficiência de natureza física, mental,
intelectual ou sensorial, com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação,
bem como possibilita atividades diferenciadas, diversificadas, estimulando o
melhor desenvolvimento das capacidades do educando e proporcionando atendimento
complementar diferenciado, de forma a ajudar no processo ensino-aprendizagem.
O estudo de caso tem como objetivo identificar o perfil do
aluno a ser atendido na SRM e possibilitar a elaboração de um plano de trabalho,
o professor do
AEE precisa identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos
pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a
construir um plano de atuação para eliminá-las (MEC/SEESP, 2009). Então o
professor do AEE precisa conhecer as
necessidades e habilidades do aluno, para traçar o seu plano de
atendimento, definindo como será o atendimento para cada um, os materiais necessários, entre outros
elementos necessários para a elaboração deste plano, poderá também contar com a
ajuda da equipe da escola e o professor da sala de aula para conseguir estas
informações e tantas outras necessárias
O plano AEE consiste na previsão de
atividades que devem ser realizadas com o aluno na sala de recurso
multifuncional, contribui para a aprendizagem e desenvolvimentos dos
alunos visto que envolve todos os membros da equipe escolar e a
família. Este trabalho em parceria, com recursos e materiais para o atendimento do aluno em
sala de aula, juntamente com o acompanhamento conjunto por meio de Redes de
Apoio que visam o progresso não só no processo de aprendizagem mas na sua
inclusão.
Como professores
do AEE somos capazes de contribuir na formação de uma nova sociedade, mais
justa, humana, com mais igualdade, fazer a diferença na vida de uma criança, é
perceber o desenvolvimento diário de cada uma, é uma alegria ver na expressão
de felicidade e contentamento em seus pequenos olhos, por simplesmente
conseguir ler, escrever ou fazer alguma ação ou mesmo falar uma pequena
palavra, por conseguir aprender algo que para ela é novo e por mais simples que
seja é extraordinário, não há recompensa maior.
Lilian,
ResponderExcluirQuando estabelecemos parcerias seja ela com o professor do ensino comum , com a família ou com outros especialistas certamente estamos promovendo a autonomia e participação efetiva dos alunos na sociedade em geral.