segunda-feira, 26 de agosto de 2013

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA

Tecnologia Assistiva é um termo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover autonomia e Inclusão.
O PECS - Picture Exchange Communication System,   é um recurso de Tecnologia Assistiva para pessoas que não falam ou com limitações de comunicação e que podem com sua utilização realizar a habilidade funcional da comunicação utilizando símbolos, comunicação por troca de figuras/cartões.
PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação. Não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.
PECS começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um pedido, são seis fazes e nas mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas.

Descrição de como usar o PECS

QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA TRABALHAR COM O PECS?
      Descobrir poderosos reforçadores.

MAS O QUE É ISSO?
São:
      Itens que o estudante se esforça para obter;
      Itens que protesta quando é retirado;
      Itens que fica a maior parte do tempo.

sugestões: QUAIS E COMO DESCOBRIR UM REFORÇADOR?

      REFORÇADOR EFETIVO Colocar em uma caixa vários objetos que possam chamar a atenção do educando. Ex. bolas variadas, carrinhos, bonecas...
      REFORÇADOR SOCIAL – Elogiar – Muito bem, parabéns, ótimo, isso mesmo...
      E depois:
                                   PRÓXIMO PASSO FAZER ACORDO, MAS COMO?

Ø  1. Mostre ao estudante um possível reforçador;
Ø  2. Peça ao estudante para fazer pequenas tarefas já conhecidas;
Ø  3. Imediatamente dê o reforçador.

NAS PRÓXIMAS OPORTUNIDADES AUMENTE GRADATIVAMENTE O TRABALHO.

·         Em seguida: 

PREPARAR O MATERIAL

      Coleta: fazer os cartões, 4,5x4,5cm;
      Plastificar;
      Colocar velcro;
      Juntar vários reforçadores e suas respectivas figuras prontas para a primeira aula.

Neste momento vou comentar a fase 1:

      FASE I
Como se comunicar
Os alunos aprendem a trocar uma única figura por itens ou atividades que eles realmente querem.
Precisamos ensinar a resposta motora:
Ø  Pegar;
Ø  Levar;
Ø  Entregar.

Procedimento de estímulo com duas pessoas:

·         Parceiro de Comunicação e o Estimulador Físico.
O estimular físico espera por iniciação, e aí...

Ø  Dá apoio físico, dicas para pegar,
Ø  Levar,
Ø  E entregar.

O Parceiro de comunicação entrega o reforçado em ½ segundo nomeia o item e oferece reforço social.

Responsabilidade do:
PC - Parceiro de Comunicação:

Ø  estar com a mão aberta; fornece informação ao estudante sobre onde colocar a figura;
Ø  só é mostrada depois que o estudante iniciou.
   

Abaixo imagens da prancha e  de alguns cartões de comunicação que confeccionei e utilizei no atendimento na SRMF:



    
        




                  



                

                 
Pasta de comunicação original:




Utilização do PECS na SRMF:




          
            




















domingo, 4 de agosto de 2013

QUESTÕES SOBRE AEE


O trabalho do professor do AEE abrange funções pedagógicas, sociais e políticas, além de ajudar o professora do ensino regular na transmissão de conhecimento aos alunos também complementa ou suplementa o processo educacional, realizando juntamente com o professor de sala de aula estratégias que venham a beneficiar a inclusão do aluno na escola
O professor da SRM apoia os alunos que são público-alvo da educação especial, com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, com transtornos globais do desenvolvimento  e  alunos com altas habilidades/superdotação, bem como possibilita atividades diferenciadas, diversificadas, estimulando o melhor desenvolvimento das capacidades do educando e proporcionando atendimento complementar diferenciado, de forma a ajudar no processo ensino-aprendizagem.
O estudo de caso tem como objetivo identificar o perfil do aluno a ser atendido na SRM e possibilitar a elaboração de um plano de trabalho, o professor do AEE precisa identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um plano de atuação para eliminá-las (MEC/SEESP, 2009). Então o professor do AEE precisa conhecer as necessidades e habilidades do aluno, para traçar o seu plano de atendimento, definindo como será o atendimento para cada  um, os materiais necessários, entre outros elementos necessários para a elaboração deste plano, poderá também contar com a ajuda da equipe da escola e o professor da sala de aula para conseguir estas informações e tantas outras necessárias
O plano AEE consiste na previsão de atividades que devem ser realizadas com o aluno na sala de recurso multifuncional, contribui para a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos visto que envolve todos os membros da equipe escolar  e a família. Este trabalho em parceria, com recursos  e materiais para o atendimento do aluno em sala de aula, juntamente com o acompanhamento conjunto por meio de Redes de Apoio que visam o progresso não só no processo de aprendizagem mas na sua inclusão.

Como professores do AEE somos capazes de contribuir na formação de uma nova sociedade, mais justa, humana, com mais igualdade, fazer a diferença na vida de uma criança, é perceber o desenvolvimento diário de cada uma, é uma alegria ver na expressão de felicidade e contentamento em seus pequenos olhos, por simplesmente conseguir ler, escrever ou fazer alguma ação ou mesmo falar uma pequena palavra, por conseguir aprender algo que para ela é novo e por mais simples que seja é extraordinário, não há recompensa maior.