Intervenções
realizadas pelo professor do AEE para efetivar o desenvolvimento do aluno.
Neste
primeiro momento vamos aprender a trabalhar com a FASE 1: O aluno aprende a trocar uma única
figura para itens ou atividades que ele realmente quer.
QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA TRABALHAR
COM O PECS?
• Descobrir poderosos reforçadores.
MAS O QUE É ISSO?
São:
• Itens que o estudante se esforça para
obter;
• Itens que protesta quando é retirado;
• Itens que fica a maior parte do tempo.
QUAIS E
COMO DESCOBRIR UM REFORÇADOR?
• REFORÇADOR EFETIVO – Colocar em uma caixa vários objetos
que possam chamar a atenção do educando. Ex. bolas variadas, carrinhos,
bonecas...
• REFORÇADOR SOCIAL – Elogiar – Muito bem, parabéns,
ótimo, isso mesmo...
• E
depois:
PRÓXIMO PASSO FAZER ACORDO, MAS COMO?
Ø 1. Mostre ao aluno um possível
reforçador;
Ø 2. Peça para fazer pequenas tarefas já
conhecidas;
Ø 3. Imediatamente dê o reforçador.
NAS PRÓXIMAS
OPORTUNIDADES AUMENTE GRADATIVAMENTE O TRABALHO.
·
Em
seguida:
PREPARAR O MATERIAL
• Coleta: fazer os cartões (tamanhos que
usei no atendimento 4x4 poderá também diminuir para 2x2);
• Plastificar;
• Colocar velcro;
• Juntar vários reforçadores e suas
respectivas figuras prontas para a primeira aula.
ENSINAR A RESPOSTA MOTORA:
Ø Pegar;
Ø Levar;
Ø Entregar.
PROCEDIMENTO DE ESTÍMULO COM DUAS
PESSOAS:
·
Parceiro
de Comunicação e o Estimulador Físico.
O estimular físico espera por
iniciação, e aí...
Ø Dá apoio físico, dicas para pegar,
Ø Levar,
Ø E entregar.
O
Parceiro de comunicação entrega o reforçado em ½ segundo nomeia o item e oferece reforço social.
Responsabilidade do:
PC -
Parceiro de Comunicação:
Ø estar com a mão aberta; fornece
informação ao estudante sobre onde colocar a figura;
Ø só é mostrada depois que o estudante
iniciou.
Abaixo
alguns cartões e fotos da prancha que utilizei no atendimento na SRMF:
PECS começa ensinando uma pessoa a dar uma
figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que
imediatamente aceita a troca como um pedido, são seis fazes e nas mais
avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas.
Conclusão
Quando o aluno desempenhar a atividade
solicitada é muito importante oferecer sempre um feedback positivo (reforço)
através de pequenos elogios e prêmios que devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom desempenho
compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem. NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como
falha no desempenho.
REFERÊNCIAS
FROST,L.
& BONDY,A The picture exchange communication system (PECS) Training manual.
Pyramid Education Consltants, 1996.
<http://www.pecs-brazil.com/>acesso
13.05.14
<http://www.autimismo.com.br/>
ACESSO 13.05.14
<https://www.youtube.com/watch?v=0oU-V3UvMqg>ACESSO
08.06.14
<https://www.youtube.com/watch?v=wqMnwoL0Txk>ACESSO
08.06.14
<https://www.facebook.com/AprendizagemEmRede/>acesso
13.05.14.
Lilian gostei muito do teu trabalho, mostra o tamanho da dedicação que precisamos ter com nossos alunos, mas vê-los responder cada um a sua maneira é o maior troféu. Abraços
ResponderExcluirElisabete