domingo, 8 de junho de 2014

RECURSO E ESTRATÉGIA EM BAIXA TECNOLOGIA QUE APOIA O ALUNO COM TGD

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA - PECS / INICIAÇÃO BÁSICO FASE 1

PECS é um recurso de Tecnologia Assistiva que se destina a pessoas que não falam ou com limitações de comunicação e que podem com sua utilização realizar a habilidade funcional da comunicação utilizando símbolos. Se destina a  ensinar pessoas a se comunicarem de forma funcional por intermédio da troca de cartões/figuras e pode ser usado por pessoas de todas as idades. Este recurso permite desenvolver a compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar e permite um poder de maior escolha de quem não se expressa oralmente (Pedrosa, 2006), podendo também desenvolver a comunicação oral.
O PECS pode ser utilizado em todos os ambientes que o autista frequenta desde sua casa, escola, e todos os ambientes sociais. 
Em 2013 usei este recurso com um menino autista que não era oralizado e este ano estou usando com outro menino que teve Paralisia Cerebral, é oralizado porém com pouco compreensão do que é falado.

Representação visual do recurso utilizado:

MODELO INTERNET
MODELO INTERNET
MODELO CONFECCIONADO SRMF










Descrição da atividade;
A literatura a respeito de Comunicação Alternativa tem apontado para uma série de conjuntos e/ ou sistemas de símbolos que permitem a comunicação de pessoas que não produzem linguagem oral, como, por exemplo O Picture Exchange Communication System-PECS (FROST; BONDY, 1996). Este da interação social do aluno.
PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Usado pela primeira vez num programa em Delaware ‘Delaware Autistic Program’, tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação. Este Sistema de Comunicação não requer materiais complexos ou caros, foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.
PECS é realizada por meio em uma troca de cartões como um reforço positivo que incentivará a criança a continuar a comunicar-se.  O sistema passa a ensinar a discriminação de figuras e como juntá-las formando sentenças. PECS tem sido bem sucedido com pessoas de todas as idades que possuem graus de comunicação, dificuldades cognitivas e físicas variadas. Alguns alunos desenvolvem a fala, outros podem fazer transição para um sistema de saída de voz. As pesquisas de apoio a eficácia do PECS continuam a se expandir por todo o mundo.  
Um aspecto importante é que são as crianças que iniciam o processo de comunicação, são elas que iniciam a interação, não aprendem a esperar ou depender dos adultos para comunicar-se, imediatamente expressam suas necessidades aos adultos que podem satisfazê-las.

Aprender o PECS também tem reduzido as preocupações como o comportamento tanto nas escolas como em casa.



AS SEIS FASES DO PECS

FASE I
Como se comunicar;
Os alunos aprendem a trocar uma única figura para itens ou atividades que eles realmente querem.

FASE II
Distância e Persistência
Ainda usando uma única figura, os alunos aprendem a generalizar esta nova habilidade e usá-la em lugares diferentes, com pessoas diferentes e usando distâncias variadas. Eles aprendem a serem comunicadores persistentes.

FASE III
Discriminação de figuras
Os alunos aprendem a escolher entre duas ou mais figuras para pedir seus itens favoritos. Estes são colocados em uma pasta de comunicação com tiras de Velcro, onde as figuras são armazenadas e facilmente removidas para a comunicação.

FASE IV
Estrutura de sentença
Os alunos aprendem a construir frases simples em uma tira de sentença usando um ícone "Eu quero" seguido por uma figura do item que está sendo solicitado. Os alunos aprendem a expandir suas sentenças, adicionando adjetivos, verbos e reposições.

FASE V
Respondendo a perguntas
Os alunos aprendem a usar PECS para responder à pergunta: "O que você quer?".

FASE VI
Comentando
Agora os alunos aprendem a comentar em resposta a perguntas como: "O que você vê?", "O que você ouve?" e "O que é isso?". Eles aprendem a compor sentenças começando com "Eu vejo", "Eu ouço", "Eu sinto", "É um", etc

Intervenções realizadas pelo professor do AEE para efetivar o desenvolvimento do aluno.

Neste primeiro momento vamos aprender a trabalhar com a FASE 1: O aluno aprende a trocar uma única figura para itens ou atividades que ele realmente quer.


QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA TRABALHAR COM O PECS?
      Descobrir poderosos reforçadores.

MAS O QUE É ISSO?

São:
      Itens que o estudante se esforça para obter;
      Itens que protesta quando é retirado;
      Itens que fica a maior parte do tempo.


QUAIS E COMO DESCOBRIR UM REFORÇADOR?

      REFORÇADOR EFETIVO Colocar em uma caixa vários objetos que possam chamar a atenção do educando. Ex. bolas variadas, carrinhos, bonecas...
      REFORÇADOR SOCIAL – Elogiar – Muito bem, parabéns, ótimo, isso mesmo...
      E depois:

PRÓXIMO PASSO FAZER ACORDO, MAS COMO?

Ø  1. Mostre ao aluno um possível reforçador;
Ø  2. Peça para fazer pequenas tarefas já conhecidas;
Ø  3. Imediatamente dê o reforçador.

NAS PRÓXIMAS OPORTUNIDADES AUMENTE GRADATIVAMENTE O TRABALHO.


·         Em seguida: 

PREPARAR O MATERIAL

   Coleta: fazer os cartões (tamanhos que usei no atendimento 4x4 poderá também diminuir para  2x2);
      Plastificar;
      Colocar velcro;
      Juntar vários reforçadores e suas respectivas figuras prontas para a primeira aula.

ENSINAR A RESPOSTA MOTORA:
Ø  Pegar;
Ø  Levar;
Ø  Entregar.

PROCEDIMENTO DE ESTÍMULO COM DUAS PESSOAS:

·         Parceiro de Comunicação e o Estimulador Físico.


O estimular físico espera por iniciação, e aí...

Ø  Dá apoio físico, dicas para pegar,
Ø  Levar,
Ø  E entregar.

O Parceiro de comunicação entrega o reforçado em ½ segundo nomeia o item e oferece reforço social.

Responsabilidade do:
PC - Parceiro de Comunicação:
Ø  estar com a mão aberta; fornece informação ao estudante sobre onde colocar a figura;
Ø  só é mostrada depois que o estudante iniciou.

Abaixo alguns cartões e fotos da prancha  que utilizei no atendimento na SRMF:

                                  
 





Utilização da Prancha na SRMF



PECS começa ensinando uma pessoa a dar uma figura de um item desejado para um "parceiro de comunicação", que imediatamente aceita a troca como um pedido, são seis fazes e nas mais avançadas, os indivíduos aprendem a responder perguntas.


Conclusão

Quando o aluno desempenhar a atividade solicitada é muito importante oferecer sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem. NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho.




REFERÊNCIAS

FROST,L. & BONDY,A The picture exchange communication system (PECS) Training manual. Pyramid Education Consltants, 1996.
<http://www.pecs-brazil.com/>acesso 13.05.14
<http://www.autimismo.com.br/> ACESSO 13.05.14
<https://www.youtube.com/watch?v=0oU-V3UvMqg>ACESSO 08.06.14
<https://www.youtube.com/watch?v=wqMnwoL0Txk>ACESSO 08.06.14
<https://www.facebook.com/AprendizagemEmRede/>acesso 13.05.14.

Um comentário:

  1. Lilian gostei muito do teu trabalho, mostra o tamanho da dedicação que precisamos ter com nossos alunos, mas vê-los responder cada um a sua maneira é o maior troféu. Abraços
    Elisabete

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